Iluminação artificial e natural para ambientes acolhedores
- Data 28/05/2021

A casa deve ser um ambiente acolhedor e aconchegante ao residente, desse modo, ausentando características que assimilam a espaços operacionais e opacos. Ou seja, o projeto precisa ser pensado para promover o relaxamento e harmonia ao lar.
Especialmente, os espaços de descanso como quarto e sala de lazer. Dessa forma, necessitam do uso de cores neutras que proporcionem a descontração, assim acompanhados de uma iluminação adequada e decoração concisa.
O mix de paletas de cores neutras, como tons brancos auxiliado pela iluminação indireta viabiliza um ambiente de relaxamento. Já a instalação de luz direta proporciona o destaque a objetos e facilita a leitura.
Continue a leitura abaixo para o melhor aproveitamento da iluminação no quarto.
Espaços de descanso
Em primeiro momento, é primordial o desenvolvimento de um projeto de arquitetura para avaliar a instalação da iluminação adequada dessa forma, respeitando as características e funções do ambiente de descanso.
Há diversas possibilidades que propiciam o relaxamento e a sensação de conforto através da iluminação, como o uso de luzes amarelas em quartos e áreas para descanso. Pendentes, lustres tradicionais e embutidos são objetos recomendados.
Para espaços que visam atender o rendimento e produção como escritórios e quartos com dupla função, isto é, home office a luz direta com lâmpadas mais intensas são as utilizadas, auxiliam no estímulo e criatividade.
Ainda mais, espaços de descanso também devem aproveitar a luz natural principalmente em quartos e escritórios, ajudando na economia de energia e favorecendo o impulso natural do corpo humano, essencial para o despertar e repouso.
O que utilizar?
Esqueça a luz azul
Evite a instalação de iluminação com tons azuis. Além de estimular hormônios de “alerta” como dopamina e cortisol, a luz azul é similar à exposição do celular, ou seja, afasta a sensação de relaxamento, logo mantendo o corpo ativo e desperto durante o horário de repouso.
Iluminação indireta
A favorita dos projetos de iluminação para espaços intimistas é a luz indireta, esta característica de iluminação auxilia na sensação de conforto, transportando a intensidade da luz para paredes e tetos promovendo melhor adequação visual, dessa forma, assemelhando a luz natural.
Automação
Investir em um espaço com o melhor aproveitamento da luz natural é benéfico para o repouso e bem-estar do indivíduo. Desse modo, automatizar a iluminação é recomendado para alcançar o acolhimento desejado. Ainda mais, a automação facilita a economia de energia e oportuniza o uso de tecnologia no quarto.
Como aproveitar a iluminação no quarto?
Comece planejando o tamanho do espaço logo, calcule as sombras e o jogo de luz em conjunto com as necessidades e objetivos do ambiente. Quartos amplos podem ser aproveitados para leitura e estudos, assim como home office.
Espaços como, sala de jantar e escritórios estreitos podem aproveitar a luz direta para destacar e enfatizar objetos e decorações.
Além de tudo, organize de maneira estratégica as posições das lâmpadas e aproveite a iluminação uniforme criando sombras e focos de luz adequados. Assim, evite uma única fonte de luz, invista na distribuição correta da iluminação.
Persianas ajustáveis manualmente ou automáticas são objetos que auxiliam no aproveitamento da luz natural, podendo ser ajustadas conforme a intensidade da iluminação, ainda mais, colaborando com a estética agradável do local.
Diferenciais
Invista em luzes amarelas;
Evite o excesso de iluminação direta;
Não utilize luzes azuis;
Aproveite a iluminação natural;
Invista em LEDS para destacar uma área.
Novidades no mercado
As smarts lamps ou lâmpada inteligente estão em alta no mercado de iluminação, principalmente em quartos e espaços intimistas proporcionando o conforto e a facilidade de ajustar a luz.
O uso de dimmer dispositivo que auxilia na intensidade da iluminação, também é tendência no Mercado, dessa forma, oportuniza o ajuste da iluminação e economia da energia. Já para quem prefere aproveitar o máximo de luz natural, as claraboias estão em alta nas casas brasileiras.
À vista disso, aproveite a iluminação indireta e natural que proporcionam o relaxamento e repouso em ambientes de descanso.

Automação de iluminação em ambientes residenciais
O futuro chegou! A automação residencial é um benefício tecnológico e acessível, bem como, hábil, interpretado através do controle direto da ação humana. Isto é, acender, equilibrar e até administrar a economia de energia com a ação da linguagem, palmas, além de comandar com o smartphone.
leia mais

Iluminação de espaços corporativos
O espaço corporativo vivência uma transformação do ambiente de trabalho. Ambientes estreitos com divisões entre os colaboradores desapareceram. Hoje, a iluminação é destacado para promover um espaço criativo e colaborativo.
leia mais
Iluminação Industrial
A iluminação industrial é uma tendência que surgiu nos Estados Unidos, por volta dos anos 60 e 70, especificamente em Nova York, com o propósito de promover uma nova percepção nos galpões e escritórios abandonados na cidade.
leia mais
Mais Artigos