Vai se maquiar? Entenda como a iluminação do ambiente pode influenciar nos resultados.
- Data 19/10/2020

É muito comum as pessoas reclamarem do resultado de suas maquiagens. Muitas vezes há distorção das cores pretendidas dentro do local onde se maquiou para as cores obtidas no ambiente em que se vai permanecer após se maquiar.
É muito comum as pessoas reclamarem do resultado de suas maquiagens. Muitas vezes há distorção das cores pretendidas dentro do local onde se maquiou para as cores obtidas no ambiente em que se vai permanecer após se maquiar, e não apenas isso, mas também a intensidade de cada cor poderá ser percebida diferentemente em cada lugar. Além do conhecimento das tendências de cores que mais combinam com cada pele e técnicas específicas para cada objetivo, a iluminação do ambiente é um fator de extrema importância e muitas vezes decisivo no sucesso do resultado esperado.
Posição das lâmpadas
O que mais se vê são as lâmpadas posicionadas no teto, geralmente na bancada do banheiro, logo acima da pessoa. Neste caso, debaixo dos olhos e nas pálpebras, assim como no queixo e pescoço tem-se pouca nitidez e com sombras prejudicando muito a eficiência da maquiagem. O ideal é que a luz venha frontalmente ao rosto da pessoa, de maneira uniforme, pois assim toda a área a ser maquiada receberá a mesma quantidade de luz.
![]() |
![]() |
Iluminação superior produz sombras no rosto, não sendo indicada para maquiagens. | Iluminação frontal é a mais eficiente para manter uniformidade da luz no rosto. |
Tipo de lâmpadas e soluções construtivas
A melhor luz para se tratar a maquiagem no rosto é a luz natural, pois é ela que reproduz fielmente todas as cores, com 100% de eficiência. Em projetos que desenvolvo gosto de sugerir aos clientes, sempre que possível, fazer o local de maquiagem em um ambiente que tenha incidência desta luz, preferencialmente próximo e de frente para a bancada (nunca atrás pois esta luz refletida no espelho ofusca e atrapalha a visualização do rosto).
![]() |
A luz natural é a que melhor reproduz as cores, porém deve-se atentar para o período em que se vai utilizar a maquiagem. |
Mas nem sempre a luz natural é a luz ideal para a maquiagem, pois em várias ocasiões a maquiagem será utilizada a noite, portanto, o uso da luz artificial se faz necessário, e é aqui em que a correta especificação de luminárias e lâmpadas, assim como o projeto de localização destas se torna imprescindível.
As lâmpadas halógenas, principalmente as incandescentes, são as lâmpadas que melhor reproduzem as cores, pois possuem um IRC (índice de reprodução de cor) bem próximo a 100%, porém estas lâmpadas possuem o inconveniente de emitir calor, muitas vezes excessivo, e que provavelmente fará a pessoa suar e prejudicar a maquiagem. Dessa forma estas lâmpadas passaram a ser substituídas pelas lâmpadas fluorescentes brancas, sejam as compactas, que encontramos até mesmo em supermercados ou as tubulares (compridas), estas últimas principalmente por abrangerem uma área maior, e darem a “sensação” de maior iluminação e eficiência. Porém estas lâmpadas são as menos indicadas, uma vez que deixam as cores mais pálidas e isso pode fazer, por exemplo, com que a pessoa passe mais blush do que o necessário, ou mesmo faça maior uso do corretivo ou pó compacto, para aliviar o “aspecto cansado” do rosto.
![]() |
A famosa iluminação de camarim, com lâmpadas que circundam todo o espelho, muito usado antigamente é, ainda, a melhor técnica para se iluminar uma área para maquiar. Porém, atualmente contamos com a tecnologia das lâmpadas de LED, que além de gastarem bem menos energia, possuem o fator positivo de não emitirem calor, trazendo um conforto considerável no ato de maquiar. Saliento aqui, apesar da popularização do termo “led”, a necessidade de consultar sempre um especialista para a obtenção destas lâmpadas, pois requerem características específicas para cada uso.
O efeito camarim ainda é o mais eficaz para excelentes resultados. |
Entenda esta iluminação de camarim como os pontos de luz estarem localizados principalmente nas duas laterais do espelho, abrangendo os dois lados do rosto, o que pode ser feito com duas arandelas ou mesmo pendentes. Atualmente no mercado tem-se várias luminárias específicas para este fim e há soluções arquitetônicas que, se bem projetadas, garantem a eficiência para esta atividade, como por exemplo, colocar a fonte de luz (sejam as lâmpadas fluorescentes ou fitas de LED, ambas com IRC > 90%) atrás do espelho de todos os lados, garantindo uma luz uniforme e proporcional.
Arandelas nas laterais são boas opções para uma iluminação eficiente. |
A iluminação frontal feita com pendentes é bastante eficiente. |
Luz em torno de todo o espelho é uma forma moderna e eficiente para a iluminação de camarim. |
Luz atrás do espelho em todas as laterais também garantem uma iluminação uniforme. |
Em cada situação haverá uma particularidade para se chegar ao resultado ideal para a produção do espaço de maquiagem e estas dicas poderão servir como guia de orientação para todos que valorizam uma maquiagem bonita e eficiente.

Automação de iluminação em ambientes residenciais
O futuro chegou! A automação residencial é um benefício tecnológico e acessível, bem como, hábil, interpretado através do controle direto da ação humana. Isto é, acender, equilibrar e até administrar a economia de energia com a ação da linguagem, palmas, além de comandar com o smartphone.
leia mais

Iluminação de espaços corporativos
O espaço corporativo vivência uma transformação do ambiente de trabalho. Ambientes estreitos com divisões entre os colaboradores desapareceram. Hoje, a iluminação é destacado para promover um espaço criativo e colaborativo.
leia mais
Iluminação artificial e natural para ambientes acolhedores
A casa deve ser um ambiente acolhedor e aconchegante ao residente, desse modo, ausentando características que assimilam a espaços operacionais e opacos. Ou seja, o projeto precisa ser pensado para promover o relaxamento e harmonia ao lar.
leia mais
Mais Artigos